A Criativando e a inovação no mundo da decoração

Jonathan Tebaldi acreditou no poder de se reinventar e fundou a empresa que hoje já recebeu aportes financeiros e está consolidada. Conheça melhor essa história!

Notícia do dia 24 de Julho 2019

  • Fonte: Vale do Sulício
A Criativando é uma plataforma que conecta designers, arquitetos e lojistas. Criada no interior do Rio Grande do Sul, em uma cidade chamada Nova Bassano, Jonathan Tebaldi acreditou no poder de se reinventar e fundou a empresa, que hoje já recebeu aportes financeiros e está consolidada. Conheça melhor essa história!

A história da Criativando

Conversamos com Jonathan Tebaldi, o fundador da Criativando, e ele nos contou um pouco da sua trajetória para chegar até aqui. Tebaldi conta que sempre foi designer autodidata e o fato interessante é que ele conheceu os softwares de criação e edição de imagens através de um trabalho como office boy em uma escola de informática. Sempre acreditando no poder do empreendedorismo e após passar por algumas empresas como funcionário, Jonathan teve uma agência de marketing digital e uma empresa de impressão de pulseiras e ingressos. A última deu muito certo e passou por várias etapas de crescimento... até a crise de 2015.

Naquele momento, Jonathan conta que precisou se reinventar com o que tinha. Foi a partir daí que a Criativando surgiu! Ele voltou a fazer o que sempre soube de melhor - design - e iniciou vendendo papéis de parede personalizados para arquitetos, de porta em porta. Com a grande aprovação do público e os conselhos de um consultor, veio a ideia da empresa como é hoje. Desde o começo de 2018 a Criativando está no ar, gerando renda, empregos e novos negócios.

Introdução no mundo das startups

Jonathan Tebaldi conta que, ao conversar com um consultor sobre a sua ideia, ele ouviu pela primeira vez a palavra startup. Para quem vem de Nova Bassano, uma cidade do interior com menos de 10 mil habitantes, aquele era um universo totalmente novo.  Com a ajuda do consultor, porém, ele resolveu se inscrever no programa do SEBRAE e foi selecionado. A partir dali tudo mudou e a Criativando começou a estar presente em diversos eventos do mercado, onde começou a fazer contatos e ganhar os primeiros aportes - o primeiro de R$200mil e outro de R$120mil.

Dali a empresa começou a decolar, angariar novos clientes e também criar novos produtos. Foi aí que eles resolveram, então, se inscrever no programa Shark Tank - um programa televisivo onde empresas têm a oportunidade de ouvir e fazer propostas de sociedade a grandes empreendedores do Brasil. Na segunda tentativa de inscrição, lá estava Tebaldi contando sua história. Ele comenta que a experiência foi surreal e que foi enriquecedor poder ver sua ideia sendo reconhecida e grandes nomes do mercado querendo apostar no negócio.

Assista aqui a participação da Criativando no programa Shark Tank:



Aprendizados e ensinamentos

Jonathan conta que entrar no mercado de startups foi impressionante. Foram muitas coisas novas, mas o principal foi aprender a aceitar e encarar a mudança e a inovação. Olha só o conselho que ele deu para quem está começando no mundo do empreendedorismo:

“Com o dinheiro a gente compra coisas, mas com o conhecimento a gente constrói coisas. Muito empreendedor que está começando pensa somente no dinheiro e não pensa no que pode ser construído. Por isso é importante ter um propósito bem definido, porque ele é como a fé: uma espécie de teste, mas que mantém você firme no que você realmente quer, até o fim.”

Falando de propósito, a Criativando tem o propósito de “ganha, ganha, ganha”, ou seja: o principal propósito da empresa é que todo mundo que faz parte de algum processo da Criativando ganhe dinheiro e que isso, consequentemente, gere empregos. “Acreditamos muito no Brasil e pretendemos expandir nosso negócio pro Brasil inteiro antes mesmo de expandir pro mercado internacional. Talvez façamos parte de minoria que ainda acredita no nosso país, mas ajudar o Brasil a crescer é o nosso grande propósito” conta Jonathan.

Networking e a Vale do Sulício

“Quem não se expõe, não se conecta” é um dos lemas de Tebaldi. Ele defende que o networking é a primeira coisa que uma pessoa precisa fazer para ter um negócio de sucesso. Através dele, se geram conexões e afinidades que nem se imaginaria e isso gera, consequentemente, novos negócios. Para Jonathan, é preciso “sair do seu quadrado”, ir em eventos, se conectar com um mundo novo. “Não adianta ter a melhor ideia do mundo e não expô-la para o mundo”, comenta ele.

É por isso que a Criativando é uma das empresas que faz parte da comunidade da Vale do Sulício: eles acreditam em todas as iniciativas que têm como objetivo inovar, desenvolver, conectar, ajudar e fazer as coisas diferentes.

“Muitas vezes se ouve até mesmo piadas sobre a empresa, quando se está começando. Então todas as iniciativas que vemos que apoiam esse tipo de desenvolvimento, nós também apoiamos e queremos que existam cada vez mais. Os empreendedores, principalmente os de fora dos grandes centros, precisam ter acesso a isso. Consideramos a iniciativa da Vale do Sulício muito importante”, diz Jonathan.

Conheça a Criativando e venha você também fazer parte da comunidade da Vale do Sulício.